Mauro Berimbau

Professor, mestre em comunicação e consumo, fã e colecionador de videogames. Hoje, pesquiso sobre publicidade, marketing, cibercultura e jogos, procurando compreender os jogos como mídia.

Atuo hoje na ESPM SP, em papéis que envolvem coordenação departamental, pesquisa e atuação em sala de aula. Trabalho bastante com projetos – tanto os da instituição como dos alunos, em seus trabalhos de conclusão de curso, sejam estes pesquisas acadêmico-científicas, consultorias de marketing e projetos para empreendedorismo. Apesar das diferentes abordagens, as temáticas orbitam marketing, publicidade, cibercultura e jogos eletrônicos. Esses são os temas que procuro sempre pesquisar e atuar, tentando assim equilibrar o pragmatismo do mercado com a profundidade teórica da pesquisa acadêmica.

Desde a infância fui um consumidor ávido de jogos, mais tarde até participando da comunidade de colecionadores. Na adolescência trabalhei no varejo, nas antigas locadoras de videogame (já extintas), mas foi na faculdade que meu interesse migrou definitivamente para marketing e comunicação. Essa experiência culminou no meu mestrado, onde procurei entender os advergames: uma estratégia publicitária que utiliza os jogos (especificamente os eletrônicos) para oferecer experiências de marca para consumidores/ usuários.

Continuo minhas pesquisas especialmente através do GameLab ESPM, onde atuo na coordenação.

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Ludificando o trabalho

Todo mundo tem seu dia de desânimo, cansaço, vontade de jogar tudo para o alto enquanto grita um palavrão. Inspirado por Jane McGonigal e seu site SuperBetter, esta é a minha tentativa de ludificar meu repertório para que sirva de motivação pessoal – e incentivo você a fazer o mesmo. Procure mensurar o progresso do seu interesse na vida para que tenha um feedback constante da sua evolução profissional, já que nem sempre conseguimos enxergá-la.

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Jogos Digitais na Ludoteca

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Livros na Biblioteca

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Board/Card Games

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ARTIGOS PUBLICADOS

  • SANTANNA, Armando; ROCHA JR, I.; GARCIA, LFD. Propaganda: teoria, técnica e prática. São Paulo: Cengage Learning Editores, 2005. Capítulo 7: Internet;
  • ATÁSSIO, André. Games são arte? Um debate sobre arte, jogos digitais e suas convergências em interatividade. Publicidade e propaganda, 2014. Trabalho de conclusão de curso. ESPM, São Paulo, 2014. (orientador);
  • DIAS, DROVETTO, PERITO. Playing in the USA: Mobile Edition. Uma análise de riscos de internacionalização no setor de mobile games. Relações Internacionais, 2014. Trabalho de conclusão de curso. ESPM, São Paulo, 2014. (orientador);
  • MAZUREK, Mike A.. Os mundos possíveis: a construção de valor nos games e na publicidade. Publicidade e propaganda, 2014. Trabalho de conclusão de curso. ESPM, São Paulo, 2014. (orientador);
  • MOORI, Daniel A. A.. Tutoriais em games: um olhar sobre as estratégias de educação do usuário. Design, 2014. Trabalho de Iniciação Científica. ESPM, São Paulo, 2014. (orientador);
  • MOSCARDINI, Matheus M.. Ideologias em narrativas interativas: estratégias de transmissão ideológica através dos jogos digitais de aventura. Publicidade e propaganda, 2014. Trabalho de conclusão de curso. ESPM, São Paulo, 2014. (orientador);
  • OGAWA, Daniel D.. Games na Comunicação Publicitária: As relações sistêmicas entre elementos lúdicos e as estratégias de marcas. Publicidade e propaganda, 2012. Trabalho de conclusão de curso. ESPM, São Paulo, 2012. (orientador);
  • BERIMBAU, M. M. R. MASTROCOLA, V. M.: Doritos Crash Course: using a game as a platform for advertising and branding. Global Media Journal – Slovak Edition, v. 2, p. 114-126, 2014;
  • BERIMBAU, M. M. R.. Gamificação: Uma proposta de desenvolvimento baseada no Game Design com enfoque em comunicação. VIII Simpósio Nacional da ABCiber: Comunicação e cultura na era de tecnologias midiáticas onipresentes e oniscientes. São Paulo: ESPM-SP, 2014;
  • BERIMBAU, M. M. R., SU, P.Cozinha digital: Simulação e consumo de identidades e ideologias. COMUNICON 2014: 4º Congresso Internacional Comunicação e Consumo. São Paulo: ESPM-SP, 2014.
  • Gamificação PGE monográfico 7o semestre. ESPM, 2013;
  • Projeto Memory Clicker, ESPM GameLab, 2014;
  • Gamificação Arenas Digitais. ESPM, 2015;
  • Game B.iz. ESPM GameLab, 2015.
  • Técnicas de gerência de projetos aplicadas aos processos de game design;
  • Monkey island e construção de história nos games;
  • PGE XBOX: pesquisa mercadológica sobre ambiente de negócios da marca para viabilização de plano de marketing e comunicação publicitária;
  • PGE GameLandia: estudo sobre o ambiente competitivo da indústria nacional de jogos para viabilização de empresa de distribuição digital de games.
  • Fundamentos do Game Design. ESPM GameLab, 2013;
  • Game Marketing: características setoriais da indústria de jogos digitais brasileira, aplicações do lúdico em comunicação e tendências mercadológicas. ESPM pós-graduação. 2013. (Com Guilherme Camargo);
  • Fundamentos da Gamificação:
    • ESPM NAEC e GameLab, 2014-1;
    • ESPM NAEC e GameLab, 2014-2;
    • ESPM pós-graduação, disciplina “Comunicação Digital Empresarial”, 2014-2;
    • Imprensa na Escola, ESPM, 2014-2;
    • Tech Immersion, ESPM, 2014-2.
  • Oficina para professores: Núcleo de Práticas Pedagógicas ESPM, 2014-2;
  • Oficina para professores: Departamento de mercadologia FGV-EAESP, 2015-1.